Como Tirar Tinta da Roupa

Partilhe
Nódoa de Tinta em Roupa Branca

Desde renovações de interiores a hobbies mais artísticos, passando pelos livros de colorir das crianças, as nódoas de tinta serão sempre uma ameaça e podem acontecer mais frequentemente do que se gostaria. Tirar tinta da roupa pode não ser uma tarefa fácil, dependendo do tipo de tinta e de tecido que se trate. Existem produtos cuja remoção se torna menos problemática, como as tintas à base de água, e outros de carácter mais permanente, como as tintas à base de óleo, mais difíceis de remover.

Quer descobrir como tirar nódoas de tinta das suas peças preferidas? Siga os conselhos A+ e ponha fim às nodoas!

Como Tirar Tinta de Caneta da Roupa – Nódoas de Tinta à Base de Água

Os acidentes e descuidos acontecem: uma caneta que rebenta dentro da mala ou uma caneta mal fechada dentro do bolso da camisa são casos típicos e comuns que originam aborrecidas e inconvenientes nódoas de tinta. A maioria das esferográficas utiliza tinta à base de água, assim como grande parte das canetas de feltro utilizadas pelas crianças e até algumas tintas de parede.

como grande parte das canetas de feltro utilizadas pelas crianças e até algumas tintas de parede. Caso se trate de uma composição à base de água, tirar tinta de caneta da roupa não tem que ser um problema sem resolução. Existem alguns truques que podem ajudar a salvar as suas peças favoritas:

  • Agir rápido é a solução. A mancha de tinta irá sair melhor se ainda estiver fresca.

  • Pressione delicadamente a nódoa com um pano branco, preferencialmente de microfibras, de forma a absorver a tinta o mais possível. Caso se trate de um tecido delicado (como por exemplo a seda), substitua o pano por um algodão. Repita a operação dos dois lados do tecido, para absorver o máximo de resíduos possível.

  • Caso se trate de uma mancha de dimensões maiores, utilize um pouco de detergente da roupa diretamente sobre a nódoa, massajando-a suavemente, de dentro para fora. Nunca esfregue a nódoa de tinta, pois poderá fazer com que a mesma alastre para uma maior área no tecido.

  • Tenha o cuidado de colocar um pano debaixo da zona de tratamento, para evitar que a nódoa passe para outras zonas do tecido.

  • Lave a peça como habitualmente, com o detergente A+ apresentada por Ariel da sua preferência: Optimal, Alpine ou Fresh Sensations.

Como Tirar Tinta de Parede da Roupa – Nódoa de Tinta à Base de Óleo

Quer se trate de um novo quarto de bebé ou de uma renovação nas paredes do seu quarto, pintar a casa pode ser uma tarefa complicada. Para poupar algum dinheiro ou simplesmente por gosto pessoal, pode optar pela versão “faça você mesmo”. O problema é que pode acabar por pintar não apenas a parede… mas também parte da sua roupa.

Tirar nódoas de tinta à base de óleo pode não ser uma tarefa simples, pois a composição deste tipo de tinta é bastante forte. As tintas utilizadas para a pintura de quadros, vitrais e outros trabalhos profissionais possuem também uma composição à base de óleo, pelo que assumem habitualmente um carácter permanente.

Caso tenha acesso à embalagem de tinta utilizada, consulte o rótulo, pois poderá ter indicações importantes sobre como eliminar os resíduos do produto em questão. Lembre-se sempre: cada tecido tem especificidades próprias, assim como cada tipo de tinta, pelo que o tratamento das peças poderá exigir alguma atenção e paciência.

Siga as dicas abaixo e garanta o melhor cuidado para a sua roupa:

  • Tirar tinta de roupa torna-se mais fácil se agir com rapidez. Caso consiga, deverá iniciar o processo de limpeza antes de a nódoa secar.
  • Com um pano limpo ou um pouco de algodão, coloque um pouco de aguarrás sobre a nódoa e pressione suavemente para que o produto se entranhe nas fibras do tecido. Lembre-se de testar primeiro num local pouco visível da peça para evitar quaisquer danos. NOTA: poderá também tentar substituir a aguarrás por álcool.
  • Lave a peça na máquina, como habitualmente, com o seu detergente A+ apresentada por Ariel habitual. Não se esqueça de consultar as etiquetas da roupa para verificar as instruções de lavagem da mesma.

Pode parecer um caso perdido mas não desespere. Com os conselhos A+ tirar tinta da roupa pode ser mais fácil! Apenas tem que seguir as nossas dicas e… usufruir do resultado final do seu trabalho!