Como tirar nódoas de chocolate

Partilhe
Criança com Nódoas de Chocolate

Quem não gosta de chocolate? Negro, branco ou de leite. Com amêndoas, passas, avelãs ou caramelo. Em bolos, mousses, pudins ou batidos. As variantes são incontáveis, apenas com uma vertente comum: o seu sabor irresistível!

O problema? As nódoas. Por distração ou brincadeira, os imprevistos acontecem e ocasionalmente o deleite da experiência gastronómica é marcado por manchas indesejáveis. Como deixar de comer chocolate não é, de todo, uma opção, resta-lhe utilizar alguns truques para que as melhores memórias fiquem apenas nas suas papilas gustativas… e não nas roupas!

Nódoas de chocolate em tecidos delicados: roupas de lã, seda e outros

Os tecidos delicados requerem cuidados especiais, mas tirar nódoas não tem que ser uma missão impossível. Caso a mancha esteja num tecido de lã, seda ou outro tecido mais delicado, verifique se se trata de uma nódoa recente ou não e siga as seguintes instruções:

Se a nódoa for recente:

  1. Passe um papel absorvente sobre a nódoa, para retirar o excesso de resíduos.

  2. Coloque a peça debaixo de água fria corrente durante alguns segundos. Caso não seja possível colocar de imediato a nódoa debaixo de água corrente, deverá molhá-la com água fria, de forma a retirar o excesso de chocolate.

  3. Cubra a mancha com detergente líquido A+ apresentada por Ariel, pressione suavemente e deixe atuar durante uma hora para que o tecido absorva o detergente. Ao esfregar a nódoa, dirija sempre os movimentos de fora para dentro, de forma a evitar que a mancha alastre para uma área maior.

  4. Enxague a peça com água tépida para retirar o excesso de detergente e lave como habitualmente.

Se a mancha estiver seca:

  1. Espalhe um pouco de glicerina sobre a nódoa de chocolate e coloque a peça entre dois papéis absorventes durante cerca de meia hora, debaixo de algo que faça peso (poderá utilizar, por exemplo, alguns livros).

  2. Lave normalmente, com o seu Detergente A+ apresentada por Ariel habitual.

Como tirar manchas de chocolate em algodão e outros tecidos mais resistentes

Os tecidos mais resistentes, como o algodão, podem ser sujeitos a outro tipo de intervenção, no que se refere ao tratamento de nódoas de chocolate. Se a mancha se encontra numa peça de algodão, sarja, linho ou outro tecido semelhante, opte pelo seguinte processo:

  1. Dissolva um pouco de bicarbonato de sódio em água, de modo a formar uma espécie de pasta.

  2. Coloque a mistura sobre a nódoa, esfregando delicadamente. Antes de começar a trabalhar sobre a mancha, certifique-se que o tecido está seco.

  3. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos.

  4. Enxague com água, certificando-se que o produto aplicado saiu da peça.

  5. Caso a nódoa tenha desaparecido, lavar como habitualmente. Caso ainda permaneçam alguns resíduos, repita o processo até remover na totalidade a mancha de chocolate.

Alternativa para peças de algodão que não permitam a lavagem

Os tecidos mais resistentes suportam, à partida, tipos de tratamento mais intensos. No entanto, existem peças que, apesar de serem produzidas a partir de tecidos mais fortes, necessitam de cuidados especiais. Caso se trate de uma peça que não permita a lavagem ou de uma peça mais elaborada, existe uma opção alternativa que poderá ajudar à remoção da nódoa:

  1. Faça uma mistura de amoníaco e álcool, em partes iguais e aplique-a sobre a nódoa, com a ajuda de um algodão.

  2. Pressione o algodão delicadamente sobre a mancha, para que o produto possa atuar sobre a mesma.

  3. Deixe repousar durante alguns minutos e lave a peça como habitualmente, seguindo as instruções das etiquetas.

Outros Conselhos A+ para as Nódoas de Chocolate

  • É importante garantir sempre que a nódoa saiu totalmente antes de secar ou passar a peça a ferro, pois o calor poderá entranhar ainda mais os resíduos nas fibras. Verifique sempre se todos os vestígios saíram totalmente e, caso necessário, repita o processo de limpeza até remover completamente a mancha.

  • Antes de avançar com qualquer uma das dicas de limpeza apresentadas, não se esqueça de ler sempre as etiquetas das roupas para consultar as instruções de lavagem e garantir a proteção das peças.

  • Antes de aplicar sobre a nódoa os produtos recomendados, faça sempre um pequeno teste numa parte mais escondida do tecido, para avaliar se o mesmo não tem nenhuma reação imprevista.

  • Nunca use água quente diretamente sobre a nódoa, pois poderá fazer com que esta alastre para uma área maior do tecido e tornar mais difícil a sua remoção. Lave sempre primeiro a peça com água fria.

Agora que já aprendeu os melhores conselhos e sugestões sobre como tirar manchas de chocolate da roupa, só lhe resta relaxar e desfrutar da melhor parte: saborear!

Consulte ainda outros truques e dicas para lavar a roupa em Conselhos A+ !