Lavar Roupa de Bebé

Partilhe
Roupas de Bebé Cuidado e Tratamento

A chegada de um bebé a casa é sempre motivo de grande alegria e felicidade, mas também de muitos cuidados. A preocupação de ter tudo pronto para a chegada do tão aguardado novo elemento da família acompanha os pais desde sempre, ao quererem assegurar-se de que tudo está perfeito.
A lavagem da roupa do bebé é, entre outros muitos tópicos, um assunto que reserva muitas dúvidas. O receio de causar algum tipo de alergia na pele tão sensível dos bebés é uma das muitas preocupações para os pais.

Como lavar roupa de bebé – Conselhos A+

Como lavar roupa de bebé recém-nascido? É correto lavar roupa de bebé na máquina? A roupa de bebé pode ser engomada? Deve ser utilizado um ciclo de lavagem específico? As roupas de bebé podem ser misturadas com as restantes roupas? Qual o melhor detergente para roupa de bebé?
Para reduzir ao máximo as suas dores de cabeça e permitir que possa desfrutar dos muitos bons momentos com o seu bebé, reunimos respostas às principais questões que possa ter, para que esteja sempre informado e garanta o melhor cuidado para o seu filho(a). Esclareça todas as suas dúvidas com os conselhos A+ !

Preparar as roupas para a chegada do bebé

Mesmo sendo novas, é importante que todas as roupas do enxoval do bebé sejam lavadas antes de serem utilizadas. O ideal será proceder à lavagem de todas as peças por volta do sétimo mês de gravidez, para evitar que a roupa ganhe pó. Caso proceda à lavagem das roupinhas demasiado cedo, irá fazer com que as mesmas estejam sujeitas a apanhar pó e não estarem tão perfeitas, mesmo guardadas. Após proceder à lavagem das roupas, guarde-as em gavetas, o mais protegidas possível (caso considere necessário, poderá tapá-las com um pano).
Quer se trate do vestuário do bebé quer das roupas de cama, fraldas, babetes ou outros acessórios, opte por tecidos mais macios (como o algodão) e evite os mais agressivos como, por exemplo, a lã.
A roupa de bebé pode ser engomada normalmente, preferencialmente com vapor, sem a utilização de produtos extra e respeitando sempre as indicações das etiquetas.

Escolher o detergente

A pele dos bebés é muito sensível e necessita de cuidados especiais. A fórmula do Detergente Líquido Ariel apresenta A+ Baby foi desenvolvida para garantir um excelente tratamento, limpeza e proteção para as delicadas roupas dos bebés.
Utilize apenas a dosagem de detergente recomendada. Assim evitará a permanência de qualquer tipo de resíduos de produto nas roupas.
Não utilizar lixívia, branqueadores ou outro tipo de aditivos que não sejam desenvolvidos para roupas de bebé, pois poderão deixar resíduos químicos e irritar a pele do bebé.

Lavar roupa de bebé na máquina

Lavar roupa de recém-nascido na máquina deixou de ser um problema. Poderá até ser a melhor opção, pois poupa-lhe imenso tempo em comparação com a lavagem à mão. O enxaguar da máquina é mais forte e os produtos são removidos de forma mais eficaz. A centrifugação da máquina é também um processo menos agressivo (caso opte por uma centrifugação suave) para a roupa do bebé do que torcê-la à mão.
No entanto, deverá ter atenção a alguns detalhes:

  • Se possível, ao escolher as roupas para o seu bebé, opte por peças que possam ser lavadas na máquina, confirmando as instruções das etiquetas das roupas.
  • As roupas do bebé deverão ser lavadas num ciclo próprio, separadas das roupas dos pais. Ao lavar a roupa dos bebés em separado, evitará o contacto com outras roupas/tecidos/produtos que podem causar alergias, garantindo uma maior higiene. Para além disso, o ciclo de lavagem da roupa de bebé poderá exigir parâmetros específicos (mais delicados).
  • Utilize sempre um detergente específico para roupa de bebé, como o Ariel apresenta A+ Baby
  • Deverá ter um cesto específico para as roupas do bebé, evitando assim o contacto entre roupas.
  • Poderá utilizar sacos de fecho para as peças mais pequenas como meias ou gorros, para que seja mais fácil organizá-las depois de lavadas e protege-las o mais possível.
  • Não misture cores, principalmente nas primeiras lavagens de peças com cores muito vivas e fortes.

Secar roupa de bebé na máquina

A secagem na máquina é uma ótima opção, desde que as características da peça o permitam. É necessário confirmar sempre na etiqueta da roupa se a mesma é apta para secagem em máquina. Caso seja, não existe problema em fazê-lo e poderá poupar algum tempo pois em grande parte dos casos, irá evitar ter que engomar a roupa. Para além disso, a secagem em estendal poderá sempre estar sujeita a pequenas sujidades e pó. Ao colocar a roupa na máquina de secar, poderá evitar esse contacto.
Evite ciclos demasiado fortes que podem secar demasiado os tecidos e deixá-los mais desconfortáveis ao toque e à pele sensível do seu bebé.

Como tirar nódoas da roupa de bebé

Tome como garantido: o seu bebé irá sujar a roupa. Muito. A boa notícia é que grande parte das nódoas pode ser removida com facilidade (leite, comida, vomitado, etc). Ao deparar-se com uma nódoa desse tipo, detetada no momento, deverá passar rapidamente a peça por água corrente. Em seguida, aplique um pouco de detergente líquido Ariel apresenta A+ diretamente sobre a nódoa e massaje suavemente de forma a que esta penetre mais profundamente nas fibras. De seguida, lave como habitualmente.