Como Tirar Nódoas de Vinho

Partilhe
Mulher com Copo de Vinho

A ligação da cultura e gastronomia portuguesas ao vinho é incontornável. Desde sempre, este delicioso "néctar dos deuses" é parte integrante de eventos especiais entre colegas, amigos e família. Na mesa portuguesa, o vinho é presença imprescindível. Acentua sabores. Alegra o convívio. Marca momentos.

No entanto, seja por um brinde mais entusiasta, um movimento demasiado brusco ou alguma distância mal medida, o vinho tende a ganhar vida e resvalar do copo… para a roupa. Como queremos que estes momentos permaneçam perfeitos, reunimos para si alguns Conselhos A+ para ajudar à remoção destas inoportunas nódoas de vinho.

Quer saber como tirar manchas de vinho de roupa branca? Ou como tirar nódoas de vinho tinto secas? E o que fazer se a peça for de um tecido delicado…? Descubra abaixo todos os Conselhos A+!

Como Tirar Nódoas de Vinho Tinto

Devido à sua composição, as nódoas de vinho tinto são um pouco mais problemáticas que as de vinho branco. Em alguns casos, acabam por entranhar-se de forma profunda nas fibras e a sua coloração característica torna-as facilmente visíveis. Algumas manchas de vinho podem parecer um caso perdido, mas não desespere! Existem várias soluções que poderão ajudar a salvar as suas peças favoritas.

Algodão

  1. Tecidos Brancos: Misture um pouco de detergente em pó Ariel apresenta A+ Original ou Fresh Sensations com água. Espalhe a mistura sobre a nódoa com a ajuda de um pano e esfregue suavemente. Deixe repousar alguns minutos e depois lave normalmente, com o seu detergente habitual.

  2. Tecidos de Cor: faça uma solução a partir de uma mistura de água (50%) detergente líquido Ariel apresenta A+ (25%) e água oxigenada (25%). Coloque a mistura sobre a nódoa a deixe atuar durante algum tempo para que esta seja absorvida pelas fibras do tecido. Depois passe a peça por água e lave-a normalmente.

Toalhas de Mesa

Um dos principais "alvos" das nódoas de vinho são as toalhas de mesa. Neste caso, a rapidez é essencial! Quanto mais seca estiver a nódoa, mais difícil será a sua remoção, pelo que deverá agir tão depressa quanto possível de modo a controlar a nódoa e evitar que esta fique demasiado entranhada no tecido.

  1. Cubra a nódoa de vinho com uma camada de sal fino ou de pó de talco como umas gotas de limão, enquanto o tecido ainda estiver molhado. Isto irá fazer com que o líquido seja absorvido pelo produto e não fique tão entranhado na toalha.

  2. Aguarde alguns momentos, retire o excesso de sal/pó de talco e verifique se a nódoa saiu.

  3. Caso a nódoa permaneça, faça uma mistura de água (50%) detergente líquido Ariel apresenta A+ (25%) e água oxigenada (25%) e aplique-a sobre a nódoa. Deixe atuar durante alguns minutos.

  4. Enxague com água fria para retirar o excesso de produto e lave a peça como habitualmente, seguindo as instruções dos símbolos das etiquetas.

Tecidos Delicados - Lã e Seda

No caso dos tecidos delicados como a lã ou a seda, o tratamento deverá ser efetuado com o máximo cuidado, para evitar qualquer dano nas fibras. Lembre-se de consultar sempre os símbolos das etiquetas das roupas para perceber as especificidades de cada peça e assegurar um maior cuidado para os tecidos. Se a nódoa de vinho estiver num tecido delicado, proceda da seguinte forma:

  1. Faça uma mistura de água (50%), detergente líquido Ariel apresenta A+ Baby (25%) e água oxigenada (25%).

  2. Coloque a mistura sobre a nódoa e aguarde alguns minutos para que a mesma seja absorvida pelo tecido.

  3. Passe por água fria para retirar os resíduos em excesso e depois proceda à lavagem da peça como habitualmente.

Tecidos Sintéticos

Os tecidos sintéticos são, por norma, tecidos mais resistentes. Caso tenha o azar de encontrar uma mancha de vinho numa das suas peças à base de poliéster, licra ou outro material semelhante, poderá seguir as instruções abaixo:

  1. Embeba um pano num pouco de amoníaco e passe sobre a nódoa de vinho, esfregando suavemente.

  2. Deixe atuar durante alguns minutos para que o tecido absorva o líquido e lave com um pano embebido em água fria, para ajudar à remoção dos resíduos.

  3. Lave a peça como habitualmente, com o seu detergente Ariel apresenta A+ favorito.

Nota: Se este processo não for suficiente para fazer desaparecer a mancha, pode fazer a mesma solução de água (50%), detergente líquido (25%) e água oxigenada (25%) apresentada anteriormente. Aplique a solução sobre a nódoa, aguarde alguns momentos para que o tecido absorva o líquido e depois lave normalmente.

Como Tirar Nódoas de Vinho Branco

Para além de as manchas de vinho branco não serem tão visíveis, são habitualmente menos agressivas para as roupas e consequentemente mais fáceis de remover, embora também impliquem alguns cuidados especiais. Deixamos-lhe duas sugestões de limpeza caso as manchas da sua roupa tenham sido causadas por vinho branco:

  • Opção 1 - Coloque um pouco de água gaseificada sobre a nódoa. Espere alguns momentos até o líquido ser absorvido e depois lave normalmente.

  • Opção 2 - Deixe a peça de molho durante cerca de 30 minutos em água fria. Aplique sobre a nódoa uma mistura de água (50%), detergente (25%) e água oxigenada (25%). Deixe atuar durante alguns minutos até a mistura ser absorvida pelas fibras do tecido. Depois lave normalmente com o seu detergente habitual.

Outras Dicas Gerais para Tirar Nódoas de Vinho

- Atuar o mais brevemente possível. Ao evitar que as nódoas de vinho sequem, irá facilitar o processo de limpeza, pois quanto mais entranhados os resíduos estiverem nas fibras, mais difícil será a sua remoção.

- Verificar sempre as etiquetas das roupas, de modo a garantir os tratamentos mais adequados a cada peça.

- Poderá ser necessário repetir o processo algumas vezes para remover as manchas de vinho. Trata-se de um processo de paciência, pelo que terá que ser bastante persistente.

- Teste sempre os produtos utilizados numa zona não visível do tecido antes de começar o tratamento.

- Antes de começar a limpeza, deverá colocar um papel absorvente, pano ou toalha sob a nódoa, para que os resíduos não passem para outras partes do tecido.

Como vê, não precisa de perder a cabeça à conta das nódoas de vinho. Siga os Conselhos A+ e usufrua dos melhores momentos, na melhor companhia.