Como Tirar Cola da Roupa

Partilhe
Criança a Trabalhar com Colagens

Tirar cola da roupa pode ser uma tarefa verdadeiramente complicada. Muito comuns nas roupas dos mais pequenos, as nódoas de cola podem entranhar-se profundamente nas fibras dos tecidos e arruinar as suas peças favoritas.

Felizmente, existem soluções que poderão ajudar a resolver este problema e prolongar a vida das suas roupas. Siga os Conselhos A+ e descubra os melhores truques para se livrar das manchas de cola na roupa!

Tirar cola da roupa: Conselhos A+

Queremos que a sua vida seja sempre A+. Para isso, reunimos para si os melhores conselhos para que as nódoas não sejam um pesadelo. Antes de iniciar o processo de limpeza, conheça algumas dicas gerais sobre como tirar cola de tecido:

  • Prevenir

    Antes de mais, evite acidentes indesejados. Ao trabalhar com cola, proteja a sua área de trabalho, utilize roupas mais velhas ou proteja as suas roupas com um avental.

  • Deixar secar

    Antes de proceder à limpeza da nódoa, certifique-se que a cola está seca. Ao tentar retirar a cola enquanto líquida poderá propagar a nódoa para outras zonas do tecido.

  • Etiquetas da Roupa

    Consulte sempre as etiquetas das roupas. Verifique as especificidades de cada peça para garantir o melhor cuidado para os tecidos. Tenha particular atenção ao tirar cola de roupa delicada, como lã ou seda.

  • Lavagem Final

    O processo deverá ser sempre terminado com uma lavagem normal da peça, para garantir a remoção total dos produtos aplicados. Escolha o seu detergente Ariel apresenta A+ favorito (líquido, cápsulas ou pó) e proceda à lavagem habitual. Evite os ciclos de lavagem com temperaturas mais elevadas uma vez que, caso a nódoa não tenha sido removida completamente, poderá ficar mais entranhada nas fibras.

Tirar nódoas de cola branca

  1. Tirar o excesso

    Certifique-se que a cola está seca. Com a ajuda de uma faca sem serrilha, uma colher ou uma escova com cerdas duras, raspe a cola de forma a remover a maior quantidade possível, deixando apenas os resíduos que já se encontram entranhados no tecido.

  2. Deixar de molho

    Coloque depois a peça de molho em água morna, durante 3 ou 4 horas. As propriedades da água irão amolecer os resíduos e facilitar a eliminação da nódoa de cola. Atenção: o uso de água quente poderá fomentar uma maior absorção da cola pelas fibras do tecido. Utilize sempre água morna.

  3. Activar com Detergente

    Retirar a peça da água fria e aplicar um pouco de Detergente Líquido Ariel apresenta A+ sobre a nódoa. Poderá facilitar a absorção do produto massajando a zona com pequenos círculos.

  4. Lavar

    Após retirar a nódoa, deverá proceder à lavagem habitual da peça. Lave normalmente a peça com o seu detergente Ariel apresenta A+, respeitando sempre as instruções da etiqueta.

Nota: Caso as nódoas de cola persistam, o vinagre poderá ser uma alternativa. Humedeça um pano com água e passe-o suavemente sobre a nódoa, em movimentos circulares. Coloque depois um pouco de vinagre sobre a nódoa e passe por cima da zona afetada com um material absorvente, como o algodão. Vá substituindo o algodão à medida que os resíduos forem sendo absorvidos e repita o processo até à total dissolução da nódoa. Finalmente, proceda à lavagem da peça como habitualmente, respeitando as instruções das etiquetas.

Tirar nódoas de super cola

  1. Tirar o excesso

    Deixe a colar secar completamente antes de iniciar o processo de limpeza. Com a ajuda de uma faca sem serrilha, uma colher ou uma escova de cerdas duras, raspe a superfície da nódoa de forma a remover a maior quantidade possível. A super cola tem uma composição química bastante forte, pelo que é possível que não consiga remover grande parte da nódoa.

  2. Utilizar Acetona

    Coloque uma pequena quantidade de acetona num disco de algodão ou num pano limpo e passe-o suavemente sobre a mancha (poderá também utilizar cotonetes ou uma toalha). A acetona irá retirar a nódoa de cola por camadas, pelo que este poderá ser um processo algo moroso. Deverá também ter em consideração que a acetona é um produto com uma composição química agressiva que em certos tecidos poderá danificar as fibras da roupa ou provocar alterações na cor. Certifique-se que não existem alterações ao tecido, fazendo um pequeno teste numa zona não visível (no avesso da peça, junto às costuras).

    Nota: caso constate alguma reação menos positiva do tecido à acetona, poderá optar pela limpeza a seco.

  3. Activar com Detergente

    Coloque um pouco de detergente Ariel apresenta A+ Líquido sobre a zona da nódoa e esfregue suavemente a área entre o polegar e o indicador.

  4. Lavar

    Após o tratamento recomendado, deverá proceder à lavagem normal da peça. Escolha o seu formato de detergente Ariel apresenta A+ favorito (líquido, cápsulas ou pó), verifique as recomendações indicadas na etiqueta e opte por uma temperatura pouco elevada uma vez que, caso ainda persistam alguns vestígios da nódoa, estes poderão ser agravados pela temperatura da água.